topic.jpg
 
22/01/2010 07:46:03 - Constatada ferrugem asiática em lavouras da região


Como vem ocorrendo ao longo dos últimos anos, a ferrugem asiática da soja, volta a ser constatada em lavouras de abrangência da COTRISA. Causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, têm-se desenvolvido em temperaturas que variam entre 8 e 36ºC e período de molhamento foliar de aproximadamente 6 horas, apresentando maior severidade de disseminação e danos à cultura em períodos de precipitação pluviométrica permanente.
Sintomas
A ferrugem asiática da soja é de difícil identificação no início da infestação nas lavouras, pois trata-se de minúsculas estruturas que apresentam-se isoladas nas folhas. Deste modo, recomenda-se a campo que coletar algumas folhas dos terços inferior e médio e verificar com uma lupa se tais estruturas estão presentes na parte inferior da folha, procurando-se também por pequenas pontuações escuras contra um fundo claro (ex: luz do sol). Nesse sentido, nesta safra no dia 20/01/2010, o engenheiro agrônomo André Benetti de Catuípe e no dia 18 e 19/01/2010 o engenheiro agrônomo Tiago Mello Margutti de Entre Ijuís/Carajazinho, já verificaram a presença da ferrugem em lavouras de soja nestas unidades, semeadas no início de novembro de 2009.Através do uso de uma lupa de aumento de 20x, observaram que folhas de soja do terço inferior e médio apresentam pústulas de coloração marrom-esverdeadas, evidenciando a instalação e multiplicação da doença na lavoura. Vale a pena ressaltar que existem algumas doenças foliares que no início da infecção podem ser interpretadas e/ou confundidas com ferrugem, porém a ferrugem diferencia-se pela presença de estruturas salientes nas folhas que são as estruturas reprodutivas do fungo (urédias), plenamente visíveis com lupa.
Danos Ocasionados
A ferrugem da soja em situações onde o controle não é realizado em tempo hábil, provoca redução de produtividade em lavouras afetadas, pois causa a queda prematura de folhas e consequentemente redução da disponibilidade de foto assimilados (alimentos) no período reprodutivo, ocasionando a produção de grãos menores e de menor peso.Essa redução de produtividade é evidenciada desde o surgimento da ferrugem no Brasil (safra 2001/2002), ocorrendo em muitos casos diminuições de produção próximas a 80% em comparação com áreas tratadas com fungicidas. Nesse sentido, através do uso de fungicidas específicos e doses recomendadas, torna-se possível mantermos lavouras com altas expectativas de produção.
Recomendações Técnicas
Devido à agressividade e redução de produtividade que a ferrugem asiática confere á cultura da soja, recomendamos aos nossos associados realizar o monitoramento para identificar os primeiros focos da ferrugem da soja e buscar junto ao departamento técnico da COTRISA informações quanto ao manejo desta doença, pois a partir do estágio reprodutivo R.1 (início de floração) a folha e a planta de um modo geral tornam-se mais sensíveis ao fungo, exigindo assim a realização de aplicações de produtos recomendados para esta finalidade. Portanto, o Departamento Técnico da COTRISA está à disposição dos associados para identificar a doença e orientá-los no sentido de realizar o melhor manejo de controle da ferrugem asiática, possibilitando assim manter o potencial produtivo das lavouras e a sustentabilidade da atividade.
06/09/2010
SojaNão Divulgado
MilhoNão Divulgado
Observações
Histórico de Cotações

Cotação indisponível no momento.